
Projeto Circlusão
2
anos
Ano lectivo: 2014/15 e 2015/16
Circlusão, é um projeto de empreendorísmo social, apoiado pela Direcção Regional da Juventude ao abrigo do programa Jovem +. Idealizado e elaborado pela Associação de Artes Circenses dos Açores – 9´Circos, onde a mesma usa as artes de circo como uma ferramenta lúdico pedagógico criando assim uma opção formativa especializada para o desenvolvimento de competências sócio afetivas e aquisição de capacidades úteis para a vida dos jovens, nomeadamente para as suas aprendizagens académicas e comportamentais, promovendo assim a inclusão escolar e social. O projeto é destinado a jovens que enfrentam diferentes obstáculos nomeadamente geográficos, sociais, económicos assim como incapacidades mentais, motoras ou sensoriais, diferenças culturais e dificuldades educacionais.
Programa:
Apoio:
O projeto em três escolas com três turmas mistas de Artes Circenses, através de parcerias com projetos já existentes na escola, nomeadamente o "ENLACE" da Ebi Canto da Maia e o "ESPAÇO B" do Patronato de São Miguel que actua na Ebi do Arrifes e Ebi da Covoada. No segundo ano lectivo aumentou-se o número de turmas abrangendo outras idades e áreas geográficas através de uma parceria elaborada com a Kairós (CDIJ Perkursos) e ASISM (Associação de Surdos da Ilha de São Miguel).
Todas as semanas a equipa da 9´Circos deslocava-se às escolas para realizar as sessões de circo social, onde os alunos tiveram oportunidade de apreender várias vertentes do circo como por exemplo:
- Malabarismo (bolas, massas, caixas, devilstick, diablos, aros, levilstick, bastão)
- Equilibrismo (bola gigante, slackline, monociclo, andas, pedal-go)
- Acrobacias (várias posições e desenhos)
- Representação dramática
Tendo participado em vários eventos como actividades do projeto.
Através das vertentes acima nomeadas trabalhamos várias competências , como por exemplo: concentração, coordenação psicomotora, autoconfiança, aceitação, espirito de grupo , persistência, dedicação, respeito pelo próximo, camaradagem, assiduidade, compromisso, ambição, objetivos, gosto... entre outras.
Tendo em conta os resultados, acreditamos profundamente na ferramenta que é as artes do circo para a inclusão e integração social.
Parceiros:











