theatre-masks.jpg

ViceVersa nasce dum sonho já antigo e é a nova aposta da Associação de Artes Circenses dos Açores - 9’Circos que pretende alargar horizontes e dedicar-se a novos desafios que se prendem com as artes performativas, como sejam, o teatro.

Desta feita, o ViceVersa é um grupo de teatro, ramificado e fundado em Novembro de 2018 e já conta com atividades que possibilitam a utilização do teatro como ferramenta educativa, lúdico-pedagógica, mantendo-se fiel à filosofia praticada por esta associação.

Do seu currículo faz parte a realização de um espetáculo intitulado “Um projeto e meio limão”, inserido no projeto de empreendedorismo a cargo da Câmara Municipal de Ribeira Grande. Este visa sensibilizar as crianças do 4º ano das escolas do concelho da Ribeira Grande, para a importância do empreendedorismo. É uma dramatização, interpretado por Frederico O’Neill e Liliana Janeiro e com encenação de Maria de Fátima Sousa, que dá vida a personagens carismáticos como a Maria Menina e o José Rapaz, presentes na obra literária de Narciso Moreira.

Sexo Sem Tabus”, da autoria de Liliana Janeiro, Com encenação de Maria de Fátima Sousa e interpretação de Frederico O’Neill e Liliana Janeiro, tem como intuito a promoção de uma sexualidade saudável, através da prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e de gravidezes indesejadas na adolescência. É um dos mais recentes projetos da Associação 9’Circos que surge no âmbito do programa Regional de Saúde Escolar. A história de “Sexo Sem Tabus” desenrola-se à volta de dois adolescentes que se apaixonam e proporcionam uma viagem pelo primeiro beijo, pela primeira paixão, pela perda da virgindade e confronto com a realidade. Abordando questões controversas sobre a sexualidade, assiste-se a uma desmistificação das mesmas e a uma quebra de tabus. O texto de Liliana Janeiro é uma explanação de conteúdos da área da sexualidade que aborda sem limitações. Utilizando uma metodologia alternativa como o teatro, procurou, simultaneamente, fornecer informação e modelar um processo de aprendizagem e de expressão saudável da sexualidade. A autora procura tornar, de certa forma, confortável e normal a discussão dos assuntos, quebrando, assim, com determinados tabus. “Sexo Sem Tabus” é uma ilustração do mundo real, que oscila entre o cómico e o drama, permitindo a todos aqueles que nele participam, criadores e espectadores, uma comunhão conjunta de quarenta e cinco minutos de imensas afinidades e profunda reciprocidade.

86871777_2566067726830840_81033253415079
IMG_0144.JPG